Como treinar em casa utilizando o HIIT (treino intervalado de alta intensidade)?

Nos últimos anos, uma das principais tendências do fitness é o treinamento de HIIT (High Intensity Interval Training) ou treinamento intervalado de alta intensidade.

O que é o HIIT?

De acordo com a ACSM um treino HIIT, é composto por uma sucessão alternada entre períodos de esforço e períodos de recuperação com uma duração total de 20 a 60 minutos, em que o período de esforço pode variar entre 5 a 8 minutos realizados a uma intensidade de 80 a 95% da frequência cardíaca máxima (ou PSE – percepção subjetiva de esforço 8 a 10) estimada. Os períodos de recuperação podem ter uma duração igual ao período de esforço e são normalmente realizados a uma intensidade de 40 a 50% da frequência cardíaca máxima (ou PSE 4 a 5) estimada.

Mas, afinal como posso treinar essa metodologia em casa e com SEGURANÇA?

Antes de iniciar qualquer tipo de treinamento devemos tomar alguns cuidados. Primeiro contratar um profissional qualificado e formado em educação física. Assim ele irá avaliar e prescrever o HIIT que será mais adequado para cada indivíduo, garantindo uma atividade segura e prazerosa ao praticante. Temos diversas vantagens de se treinar em casa mas é preciso respeitar os limites do corpo e do seu espaço.

Quando escolher o seu local de treinamento em casa, veja se tem espaço suficiente para realizar os exercícios que você foi orientado, se consegue fazer movimentações de braços e pernas em todos ângulos e planos de direções e observe se não irá bater em algum móvel da casa. De preferência mande fotos para seu instrutor. Podemos também utilizar objetos da casa para auxiliar o seu treinamento e adaptar alguns exercícios. É importante verificar se, por exemplo,  sua cadeira ou outros apoios vão aguentar o peso ou impacto que será colocado sobre eles.

Feito todo esse processo, é com você! Tire de 20 a 30 minutos diários para cuidar da saúde seguindo o planejamento proposto e consequentemente usufruir dos benefícios do treinamento de HIIT.

Benefício do treinamento de HIIT

  • Melhora das condições cardiorrespiratórias em geral (anaeróbica e aeróbica)
  • Prevenção de aparecimento de Doenças Cardiovasculares.
  • Melhora da pressão arterial;
  • Melhora a sensibilidade à insulina (maior utilização da glicose como fonte de energia)
  • Diminuição da massa gorda.

Então vamos movimentar esse corpo e cuidar de você!

Caso precisa de alguma instrução ou apoio, entre em contato com a gente do D45 Fitness. Vamos te orientar da melhor maneira possível!

Abraços e até a próxima!

 

Por: Lucas Bueno – sócio e professor do D45 Fitness – Unidade Santa Helena

REFERÊNCIA: https://www.acsm.org/docs/default-source/files-for-resource-library/high-intensity-interval-training.pdf?sfvrsn=b0f72be6_2

Comente