Mobilidade Articular

Mobilidade Articular

O que é?

Você já deve ter ouvido falar de mobilidade articular, mas sabe o que realmente significa?

Mobilidade é diferente de flexibilidade, mas ambas são complementares e extremamente importantes para que nosso corpo funcione de forma harmônica e segura. Mobilidade articular, como o próprio nome já indica, é a capacidade da articulação se mover dentro de toda a sua amplitude disponível e sem restrições. Já a flexibilidade está relacionada aos tecidos moles, em especial, músculos e fascias.

Vamos entender isso de uma forma mais prática: imagina que você quer fazer a mesma coisa que a moça da foto abaixo, levar as mãos nos pés mantendo os joelhos esticados (quem nunca tentou? rsrsrs) e não consegue. Isso pode acontecer porque seus músculos posteriores da coxa estão encurtados e rígidos (flexibilidade) ou porque você tem uma limitação no quadril que impede a articulação de mexer como deveria (mobilidade). Nesse exemplo, podem acontecer ambas as deficiências também, o que torna a pessoa mais propensa ainda a compensar para realizar o movimento e gerar lesões por conta disso.

O que acontece se a mobilidade não está legal?

Agora que entendeu o que é mobilidade, imagina como a deficiência dela pode influenciar o seu desempenho nas atividades físicas ou ate mesmo nas simples tarefa diária? Se a articulação movimenta menos do que deveria, compensações irão acontecer e, provavelmente, dores e lesões aparecerão.

Nosso corpo é constituído por várias articulações, onde cada uma possui uma função específica. Sendo assim, cada articulação possui a necessidade de treinamento específico de acordo com a sua função (Michael Boyle, 2014). E como melhorar a mobilidade?

Como posso melhorar a mobilidade?

Existem várias técnicas para melhorar a mobilidade das articulações. O ideal é que, antes de pensar no melhor exercício, haja uma avaliação de um profissional especializado para entender quais deficiências de mobilidade você possui e traçar um treino específico para o seu caso.

Na nossa metodologia do D45, sempre iniciamos as aulas com exercícios de mobilidade articular, o que ajuda a preparar o corpo para executar os demais exercícios de maneira mais eficiente e com menos propensão à compensações do movimentos.

O simples fato de se manter ativo, se exercitando, promovendo movimentações articulares variadas, já irá te ajudar muito a manter o corpo saudável à nível articular.

Então, não fique parado. O sofá jamais irá te ajudar nisso rsrsrs

Conheça nosso Método D45 Fitness. Você irá se encantar!

 

Related Posts

Comente