Como a Atividade Física pode ajudar a controlar sua Ansiedade?

Ansiedade…

Com certeza você já ouviu essa palavra, mas você sabe o que é?

De acordo com a revista brasileira de psiquiatria a “Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho”.

Em algum momento da sua vida, você já se sentiu assim?

Um estudo recente (junho de 2019) levantado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil como sendo o país com maior taxa de indivíduos com transtornos de ansiedade no mundo, e o quinto em casos de depressão; São 18,6 milhões de brasileiros ansiosos, que por diversos motivos se encontram nessa estatística. E principalmente nos dias atuais, de pandemia do COVID-19 esse número pode ser ainda maior.

Sabia que a atividade física pode aliviar e ser uma ferramenta importantíssima contra a ansiedade.

Sabemos que o sedentarismo e baixo condicionamento físico, implica em uma dificuldade para realização de tarefas cotidianas e na vida profissional, além de acarretar no aumento de chances de desenvolver doenças crônicas, e também está relacionado a transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão.

Além dos benefícios fisiológicos, promovidos pelo exercício físico, como fortalecimento muscular, melhora da capacidade cardiorrespiratória, redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue, controle do peso entre outros. Além de proporcionar bem-estar, aumento da autoestima, maior disposição para as atividades do dia-dia e melhora no humor.

Um estudo revisado e publicado pela equipe médica da PEBMED (fundada pela Universidade Federal fluminense) em julho de 2019, aponta que pessoas que praticam exercício físico regularmente, tem as chances de surgimento de ansiedade bastante reduzido em relação a pessoas sedentárias, e se esse nível de atividade física for mais elevado, protege contra distúrbios pós-traumáticos.

Então além de ajudar no tratamento, pode ser uma ferramenta muito poderosa na prevenção tanto da ansiedade como depressão.

Leve a vida mais leve, pratique exercício físico, mude a sua vida. Venha para o D45 Fitness!!!

Related Posts

Comente