O QUE É QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ?

O ser humano tem inúmeras buscas incessantes ao longo de sua vida: ser rico, ser feliz, ser saudável, ter poder, ser o melhor, ser benevolente…TER QUALIDADE DE VIDA. Não importa o que se queira, fato é que temos objetivos. Aqueles que acordam e dormem sem saber qual é seu objetivo do dia, da semana, do mês, não importa, pode estar desperdiçando sua vida e tornando-a vazia, sem propósito. Mas, propósito é assunto para um outro artigo.

Esse artigo é para fazermos uma reflexão sobre QUALIDADE DE VIDA. O que é exatamente essa qualidade? Certamente, para alguns, possa ser ter dinheiro e poder morar em uma bela casa, viajar com a família, ter um carro de luxo e todas as comodidades que o dinheiro possa trazer. Para outros, pode ser apenas fugir do estresse urbano e ter uma vida simples no campo, junto à natureza, respirando ar puro e ouvindo o conta dos pássaros. Já para alguns outros ainda, a qualidade de vida está em poder ter amigos, sentar numa mesa de bar para ouvir e contar histórias depois de uma dia pesado no trabalho. Não há regras para dizer o que é qualidade de vida, cada um julga por si mesmo qual a qualidade que lhe interessa.

Mas, independente do que julgamos ser ou não qualidade de vida, uma coisa é comum a TODOS: é impossível pensar numa vida com qualidade se CORPO E MENTE não forem SAUDÁVEIS. Não adianta dinheiro, se você está numa cama de hospital lutando contra doenças que poderiam ser evitadas. Não adianta ir para o campo e deitar na rede achando que só respirar ar puro e ouvir o canto dos pássaros vai te deixar saudável. Não adianta sentar na mesa do bar e não poder tomar uma cerveja com os amigo porque o fígado não está legal.    

Para se ter qualidade de vida, precisamos de EQUILÍBRIO entre corpo e mente. Ok, isso não é novidade para ninguém e é o que mais ouvimos de uns anos para cá. Então, qual é a mensagem que quero deixar aqui? A mensagem é simples: NÃO RADICALIZE!!! Isso mesmo, leve uma vida mais leve, se cobre menos, se compare menos, julgue menos, se estresse menos, seja mais paciente, mais compreensivo. O mundo está evoluindo para o CAOS social. Estamos vendo polarização e radicalização de ideias brotarem aos montes. As mentes estão adoecendo e o corpo é o reflexo desse processo. Faces tristes, ansiosas, estressadas, corpos obesos, cansados, sem energia. Esse é o retrato que vem se revelando ao longo dos últimos anos.

Temos que virar esse jogo e ajudar as pessoas à terem mais qualidade de vida, que nada mais é do que ter mente e corpo em equilíbrio. O que você faz com esse equilíbrio, aí é com você!

Se chegou até aqui nessa leitura é sinal de que algo fez sentido para você nesse texto. E, para te ajudar a começar a virar esse jogo e melhorar esse equilíbrio, vou deixar três reflexões que praticamos no D45 Fitness:

-Alimentar-se de forma saudável é fundamental. Não radicalize nas dietas, isso vem se mostrando ser ineficaz. Não insista se você não consegue, isso só vai te trazer frustrações. Comece melhorando 10%, depois 20, 30 e assim sucessivamente, mas respeitando seu limite de conquista. Mude primeiro seu comportamento, isso facilita o processo.

-Nada de “no pain, no gain”! Não queira fazer atividade física que te gere sofrimento. Comece praticando duas vezes por semana e vá evoluindo gradativamente. Pegue gosto, ache o que te motive e não se cobre, apenas trace pequenas metas e vá em busca delas. Movimente seu corpo, isso é o mais importante.

-Não siga padrões de estilo de vida das redes sociais. Ache o seu estilo, descubra-se e se organize para viver uma vida mais LEVE, aí sim você entenderá o que é QUALIDADE DE VIDA!!!

Vem pro D45 Fitness e comece a virar esse jogo!!!

Por Rodrigo Soares (Sócio Fundador do D45 fitness)

Comente